Com um perfil protagonista na formação dos melhores profissionais da região, baseada no desenvolvimento de competências da inovação tecnológica e do empreendedorismo e na gestão de ambientes de inovação que se destacam nacionalmente, o UNIVEM, por meio do Centro de Inovação Tecnológica de Marília - CITec-Marília, foi escolhido pela Nestlé Brasil para liderar o desenvolvimento de projeto de Transformação Digital baseado nas tecnologias da Indústria 4.0 chamado de Nestlé Digital.

Nesta semana, a instituição recebeu representantes da multinacional liderados pelo seu VP Technical & Production, Luis Angel Garcia Prieto, para conhecer os ambientes de inovação de Marília geridos pelo Univem e também para a apresentação dos resultados das aplicações tecnológicas da primeira fase do Programa Nestlé Digital, desenvolvidas por pesquisadores e alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem no âmbito do CITec-Marília.

Na delegação também estavam presentes o Gerente Operacional da Nestlé Brasil, Fábio Batistela e o Gerente da Fábrica da Nestlé Marília, Silvana Diaz, além de outros profissionais da empresa.

Todo o trabalho de fomento à inovação tecnológica nos cursos do Univem têm sido reconhecido e buscado, inclusive, por empresas multinacionais como a Nestlé e a empresa chinesa Foxconn para desenvolvimento de soluções inovadoras de Transformação Digital no contexto da Indústria 4.0. A Nestlé, empresa transnacional suíça do setor de alimentos e bebidas com sede na Suíça, escolheu a instituição e seu centro de inovação para liderar projetos de transformação digital em suas unidades fabris, começando pela fábrica de Marília.

Segundo destacou o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional, Prof. Dr. Elvis Fusco, a parceria entre o UNIVEM e a Nestlé começou com um ciclo de aplicações que deverá ser replicado para outras unidades do Brasil. “É um grande desafio liderar um processo de transformação digital em uma instituição de ensino superior, mas também é muito gratificante, pois muitas dessas ações já estão acontecendo e com resultados positivos. É uma satisfação e um orgulho muito grande, Marília, mais uma vez, se destacar por meio dos ambientes de inovação do UNIVEM, e ser reconhecida por uma empresa multinacional que escolheu o CITec-Marília e todo nosso ecossistema de inovação para liderar processos de transformação digital visando os desafios de implementação das tecnologias da Indústria 4.0”, frisou.

De acordo com o reitor do Univem, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, a parceria do UNIVEM com a Nestlé reforça o conceito diferenciado de formação profissional, de pesquisa e inovação da instituição, focado nas demandas atuais do mercado. “Parcerias como esta, dificilmente você encontra em uma universidade privada brasileira. Isso é comum nos Estados Unidos, Alemanha, China e Israel, mas no Brasil as universidades não estão acostumadas a resolver problemas da indústria. O UNIVEM é uma instituição que diferencia-se trazendo para a formação profissional do aluno, oportunidades de aprendizado em projetos dessa magnitude. Nesse sentido, o nosso aluno já está sendo preparado para atuar como agente transformador de projetos voltados à Transformação Digital e à Indústria 4.0.”, ressaltou.

Impressionado com os ambientes de inovação mantidos pelo UNIVEM e com o resultado do trabalho de imersão realizado pelos alunos e pesquisadores da instituição, o vice-presidente da Nestlé para o Brasil e América Latina, Luis Angel Garcia Prieto, destacou a dinâmica, precisão e o comprometimento demonstrados pelo UNIVEM. “Os pesquisadores do UNIVEM que trabalharam na nossa fábrica entenderam a genética da Nestlé. Fiquei surpreso em ver que em pouco tempo eles encontraram a solução para os problemas e apresentaram respostas claras para o que precisávamos. Não imaginávamos encontrar um ecossistema dessa magnitude. Certamente vamos ampliar essa parceria nas demais unidades fabris”, concluiu.

Comments are closed.